sexta-feira, 21 de março de 2014

My Sweet Lord... A história definitiva do plágio (Parte I)

My Sweet Lord tornou-se um clássico assim que chegou às tabelas de êxitos e lojas de discos por esse mundo fora. Não aconteceu por acaso. O seu arranjo simples, vigoroso e envolvente, aliado à mensagem pacifista e divina que transmite, arrebatou um mundo que assistia ao final de um doce sonho. 

A canção chegou num momento em que as lágrimas teimavam em não secar. Chorávamos a morte de Jimmy Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin, ao mesmo tempo em que lamentávamos o the end da maior de todas as bandas, Os Beatles. Estaria também o rock and roll a agonizar? Indagavam os pessimistas... 

My Sweet Lord veio como uma resposta e um lamento. A inspiração chegou a George Harrison ao ouvir atentamente o trabalho do grupo Edwin Hawkins Singers para "Oh! Happy Day". Naquela composição o ponto central estava nos vocais gospel. George foi compondo ao seu estilo, munido de uma viola. Com a letra alinhavada, passou a avaliar como o mundo iria receber uma canção que falasse de Deus. Temia reações negativas, porque nunca compunha virado para esse tema. 

O que o instigava era a necessidade de levar aquilo em que acreditava, para o seu público. Harrison sabia que quando My Sweet Lord chegasse ao mercado, mudaria algo na sua carreira. E estava certíssimo. 

Quando o trabalho de estúdio teve inicio, George Harrison alterou a letra original – que falava só em "aleluia." O ex-beatle incluiu o termo "hare krishna" por acreditar que ambas expressões tinham o mesmo significado. O produtor Phill Spector e os músicos que participaram na gravação, disseram a George que aquele seria um hit mundial. Embora também pensasse dessa forma, George Harrison foi desapegado o suficiente, ao ponto de entregar o seu maior êxito a solo a Billy Preston. E Preston, por incrível que pareça, lançou My Sweet Lord antes dele! Felizmente para George, nada aconteceu com o compacto editado por Billy Preston, que fez uma versão equivocada da grande composição. 

Quando a música se fez ouvir nas estações de rádio, o êxito foi esse que conhecemos. Sucesso no mundo inteiro, número '1' em dezenas de países, e foi o grande trampolim para as vendas do super-álbum triplo All Things Must Pass. 

Porém, não tardou o início do drama paralelo à maciça aceitação de My Sweet Lord. A cabeça de George Harrison passou a ser martelada com informações que partiram inicialmente de amigos, e que depois chegou à mídia: a famosa composição, era plágio. E era mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.