domingo, 18 de maio de 2014

The Animals gravam “The House of The Rising Sun”

Há 50 anos… dia 18 de maio de 1964.

The Animals foi uma banda inglesa que apanhou boleia na British Invasion do início dos anos 60. A explosão e o auge aconteceram com a mítica “The House of The Rising Sun”, gravada há exactos 50 anos, em apenas um take.
A música tem uma história fascinante. Não se sabe quem a compôs e muito menos quando foi escrita. A letra fala de um lugar em New Orleans, a “Casa do Sol Nascente” (em tradução livre), onde pobres homens têm arruinado as próprias vidas em apostas e pecados. Impossível dizer se o local é um bordel ou uma prisão e se o narrador é uma prostituta, um(a) prisioneiro(a) ou um apostador. O americano Alan Lomax, historiador e pesquisador de música folk, foi atrás das origens da canção e registou versões de artistas de Kentucky, nos Estados Unidos, e de outros lugares no país. Segundo pesquisas, a melodia tem origens em baladas britânicas, mas também na tradição do folk americano. Também não se sabe quando e onde os Animals ouviram e se encantaram com “The House of The Rising Sun”. Cada integrante da banda na época contava uma história diferente. Eric Burdon, o vocalista, diz que ouviu a música num concerto em Newcastle, norte de Inglaterra, onde nasceu o grupo. Hilton Valentine, o guitarrista, garante que a conheceu na voz de Bob Dylan (a música está no primeiro álbum de Mr. Zimmerman, de 1962).
Versões e histórias à parte, o certo é que os Animals começaram a tocar a música quando estavam em digressão pelo Reino Unido com Chuck Berry, em 1964. O encerramento dos concertos com “The House of The Rising Sun” provocava furor na plateia, hipnotizada pelos riffs de Valentine e pelo teclado de Alan Lomax. Entre uma performance e outra, voltaram para Londres e entraram no estúdio. O baterista John Steel relembra que a banda se apresentou em Liverpool no dia 17 e viajou no dia seguinte para a capital, onde Mickie (Most, produtor da banda) tinha alugado um estúdio. Afinaram os instrumentos, tocaram alguns acordes para acertar o som e mandaram ouvir. Em apenas um take, a música estava gravada.
Lançada como single a 19 de Junho no Reino Unido e em Agosto nos EUA (em versão editada, de 2min58s), “The House of The Rising Sun” chegou ao top britânico em Julho e ao americano em Setembro. Os Animals quebravam, assim, a hegemonia dos Beatles, até então os únicos britânicos a chegarem ao #1. A música também foi sucesso absoluto na Suécia, no Canadá e na Finlândia.
“The House of The Rising Sun” foi gravada por outras bandas e artistas, mas nenhuma versão atingiu o sucesso dos Animals, que começaram a desintegrar-se em 1965.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.