segunda-feira, 13 de julho de 2015

Live aid... foi há 30 anos!

O mundo uniu-se há 30 anos


Há 30 anos o mundo parou. A causa era nobre. A música também. O público aderiu. E fez-se história. “Culpados”? Bob Geldof e Midge Ure. Evento? Live aid.
O mega-concerto foi organizado por Bob Geldof (Boomtown Rats) e Midge Ure (Ultravox) , com o objectivo de angariar fundos para a Etiópia e. Os concertos foram divididos entre o Estádio de Wembley em Londres e no JFK , na Filadélfia. Alguns artistas marcaram presença em Sydney , Moscovo e no Japão para actuar e mostrar a sua solidariedade para com a Etiópia. O concerto foi a transmissão televisiva por satélite mais ambiciosa já tentada até então.
Este espectáculo à escala global continuou o projecto de Geldof e Ure , a canção “Do They Know It´s Christmas?” , gravado em Novembro de 1984 por um conjunto de músicos britânicos e irlandeses , com o nome “Band Aid”.


As origens

Reza a história “que tudo começou em 1984 [quando] estava a ver um noticiário sobre a fome na Etiópia. E achei que tinha de fazer alguma coisa”, explicou Bob Geldof em 1999 à BBC, citada pela Blitz. Pouco tempo depois o músico punha mãos à obra. “E então juntei uma serie de amigos músicos e gravei uma canção chamada "Do they know it´s Christmas?"
Chamamos ao grupo Band Aid e angariámos dinheiro para as vítimas da fome na Etiópia. Mas depois percebi que isso não iria ser suficiente .E então organizei um concerto. Chamou-se Live Aid", que há precisamente 25 anos começava assim...


Mas o que levou à criação do Live aid ?


"A ideia do Live Aid surgiu quando estava no Sudão. E havia rumores de que os alimentos de ajuda de emergência estavam retidos nas docas de Port Sudan."
"Quando lá fui, disseram-me que a principal razão para essa retenção era um cartel , um cartel de camionagem , que controlava Port Sudan.Então , percebi que a única maneira de romper esse cartel era fazer oposição. Por isso regressei a Inglaterra e lancei-me na organização do Live aid", explicou Bob Geldof em 1999 à BBC , citado pela Blitz.

A transmissão

A 13 de Julho de 1985 um mega concerto, com palco dividido entre entre o Estádio de Wembley (72 mil pessoas) em Londres , e no Estádio JFK (99 mil pessoas) na Filadélfia , fazia história e ajudava a Etiópia. O Live aid estava no ar e invadia os lares à escala global. 
Na Europa o sinal foi transmitido pela BBC , que para além de mostrar as actuações dos artistas e trouxe ao longo do dia várias entrevistas e reportagens entre os espectáculos, com o comando de Andy Kershaw e Dick Clarck. Já a ABC ficou encarregue pela transmissão nos EUA.
Uma das entrevistas ( David Bowie) :
Actuações marcantes

Freddie Mercury


Em 2005 o channel 4 britânico nomeou a actuação dos Queen no Live aid como o “Melhor concerto de Sempre”. O alinhamento adoptado pelo grupo não deixava alternativa: “Bohemian Raphsody”, “Radio Gaga”, “We Will Rock You” e “We are the champions”. Depois só foi juntar carisma de Mercury à qualidade das canções e a soma só poderia ser a completa rendição do público, até hoje...

David Bowie
Na interpretação de “Heroes” Bowie fez história ao dedicar a música ao seu filho, e também "a todos os nosso filhos, e aos filhos do mundo".

U2
A longa interpretação da canção Bad ficou para a história ,numa altura que se já fazia sentir “ a febre” dos U2. Uma das imagens mais marcantes foi quando Bono saltou do palco para dançar com uma jovem do público. Em 2005 soube-se que o frontman salvou a rapariga de ser esmagada pelo público.

Os resultados


O grupo Chumbawamba lançou um álbum intitulado "Pictures of Starving Children Sell Records" ("Fotos de crianças Famintas Vendem Discos") em 1986.

Com este mega concerto angariou-se 150 milhões de libras. Mas o processo não foi muito fácil. Para além da recolha do dinheiro dos bilhetes ,a BBC organizou uma operação de recolha de fundos por telefone. No entanto , quase sete horas depois do inicio do evento a desilusão foi geral quando se apercebeu que até ao momento só se tinham recolhido pouco mais de um milhão de libras.
Geldof ficou bastante descontente e no final da intervenção dos Queen apelou à solidariedade do público, ousando utilizar a palvra “fuck” na altura perante a plateia. Resultado: as doações aumentaram para 300 libras por segundo.
Até aos dias de hoje discute-se se o dinheiro foi bem utilizado na totalidade (a BBC continua a recolher informações, diz a blitz, que apontam que parte do dinheiro foi apropriado por rebeldes que usaram os fundos para comprar armas e não alimentar as populações) ....
Uma curiosidade:A banda Chumbawamba lançou um álbum intitulado "Pictures of Starving Children Sell Records" ("Fotos de crianças Famintas Vendem Discos") em 1986.
Polémicas à parte, o facto é que o Live aid uniu o mundo por uma causa maior … e fez história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.