quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ABBA


Bastou-lhes algo como uma década para merecer o título de segunda banda mais célebre, depois dos Beatles.


Ainda depois de 400 milhões de discos vendidos globalmente, a exportação mais bem sucedida da Suécia continua a usufruir de uma popularidade consistente, lucrando com dois a quatro milhões de discos anualmente. Acrónimo dos dois casais ( A gnetha, B jörn, B enny e A nni-Frid), os ABBA conquistaram o público mundial com os seus refrões orelhudos harmonizados pelas duas vozes femininas. Afiguram-se como o primeiro colectivo pop da Europa continental a alcançar êxito massificado nos países anglófonos como o Reino Unido, E.U.A., Canadá e Austrália - nação que testemunhou o despoletar de um clima eufórico planetário de todos o que nutrissem uma paixão desmesurada pela banda, conhecido como Abbamania . Decididamente, os ABBA são um marco histórico que vai para além do contributo para a música pop.  
Tanto Benny Andersson como Björn Ulvaeus eram membros de pequenos projectos folk suecos, The Hep Stars e Hootenanny Singers, respectivamente, ainda antes de se conhecerem. Porventura, as duas bandas cruzavam-se enquanto andavam pela estrada em digressão e Benny e Björn decidem tentar escrever letras em conjunto e o single "It Isn't Easy" dos Hep Stars foi o primeiro resultado. A partir daqui é-nos apresentado outro elemento-chave dos ABBA: Stig Anderson, o manager . Este, enquanto exclusivo dos Hootenanny Singers e fundador da editora Polar Music , vê potencial na colaboração de ambos os músicos e encoraja-os a compor mais. Isto tudo já no término da década do "Flower Power".
Posterior a isso, Benny conhece pela primeira vez a sua futura esposa, a norueguesa Frida Lyngstad , no Concurso do Festival da Canção da Suécia em 1969. No caso de Agnetha Fältskog foi diferente: desde de tenra idade que cantava profissionalmente e logo aprovada pelos críticos dentro do género schlager (tradução alemã do género easy-listening ) e, em virtude da notoriedade nacional, deu de caras com Frida num programa de TV e Björn num concerto. Entretanto, a dupla masculina já tinha lançado um álbum inteiramente em sueco ( Lycka , de 1970), assim como a ala feminina solidificava, individualmente, as suas carreiras. No ano de 1971, ambos os pares já se encontravam oficialmente casados.
Uma tentativa em combinar o talento dos quatro surgiu quando passavam férias no Chipre, onde cantar nas praias não passava de um divertimento. Depois da colaboração dos back vocals no registo de Andersson e Ulvaeus, Fältskog e Lyngstad emprestam as suas vozes ao primeiro êxito nacional da banda "Hej, Gamble Man" - o primeiro registo creditado pelos quatro, na alturas em que se denominavam de Festfolk. A previsão de Stig Anderson - "Um dia vocês os dois irão escrever um canção que se tornará num sucesso mundial" - serviu de incentivo para que a banda concorresse ao Melodifestivalen (fase de apuramento sueco para o Festival da Eurovisão) em 1972, ainda que tivessem sido rejeitados duas vezes no ano anterior. É, então, a partir daqui que o projecto se forma. Sob a chancela da Polar Music, o single "People Need Love" antecede ao primeiríssimo registo de originais do quarteto (ainda com a designação Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid), Ring Ring , que data de 1973. Foi graças a este passo que a projecção além-Escandinávia se tornou palpável. 
Nesse Verão, após o consenso quanto ao nome oficial, Stig Andersen revela a sua astúcia ao querer usar do Melodifestivalen e da Eurovisão como via para o reconhecimento da banda pela indústria musical. Coincidência ou não, um convite da televisão sueca na participação no Festival de '74 é feito e o colectivo não nega. A desavergonhada batida de "Waterloo" (com os membros aprontados por uma estética inspirada na cena glam de Inglaterra), para além de ter sido uma lufada de ar fresco no panorama e padrões da Eurovisão, estarreceu positivamente público e crítica presente ou não no Brighton Dome, em Londres. Talvez tivesse sido isso que despertou a consciência britânica para o engenho e modernismo do grupo sueco. É neste ponto que os ABBA conquistam a Europa e preparam o terreno na América com a 145.ª posição do LP Waterloo na Billborad Hot Chart .
Depois da digressão por países europeus como a Dinamarca, RFA, Áustria, Suíça e Escócia, fruto do impacto da Eurovisão, um novo álbum, de seu nome ABBA , provoca a histeria que mais tarde viria a caracterizar o quarteto, em grande parte devido a "SOS" e, sobretudo, a "Mammia Mia" que obteve o n.º 1 em três grandes mercados discográficos: Reino Unido, RFA e a extraordinária recepção da Austrália, no ano de 1975. Numa enorme luta comercial com os Queen, a banda lá atingiu o n.º 1 no Reino Unido com a sua primeira compilação de êxitos. Chegamos, portanto, ao estatuto de super estrelato dos ABBA com o lançamento de Arrival , no ano de 1976, sintoma das maiores sensações de todas - "Dancing Queen" - que coagiu o público americano a render-se às proezas do projecto. Posto isto, um leque de consecutivos primeiros lugares granjeava cada vez mais a população mundial e a imagem de marca do colectivo ganhava contornos definitivos com o logótipo desenhado por Rune Söderqvist.
Desde Oslo aos esgotados últimos concertos no londrino Royal Halbert Hall, uma nova tour respondia ao furor massivo, ao mesmo tempo que um filme, ABBA: The Movie , contava as peripécias durante a digressão australiana (público excepcional pela atitude fervorosa a uma banda não anglófona). Seguiu-se o lírica e musicalmente ambicioso The Album (que sustentou outras façanhas como "Take a Chance on Me" ou "Thank You for the Music") e a transformação de um teatro antigo de Estocolmo no Polar Music Studio, em 1978. O estúdio, usado posteriormente por outras bandas notáveis como Led Zeppelin e Genesis, foi palco para novas inspirações do grupo, mas foram as imediações do Criteia Studios, em Miami, que deu origem ao esforço de Voulez-Vous , em 1979. Contudo, os singles do mesmo não acompanharam o logrado dos anteriores, dado, possivelmente, o comunicado mediático do divórcio de Björn e Agnetha.
Os Estados Unidos e Canadá viram a sua primeira e única oportunidade de ver o quarteto nos últimos 4 meses de 1979. Porém, uma porção considerável de fãs constatou que o colectivo apresentava-se mais num registo de banda de estúdio do que uma banda ao vivo. Ainda assim, a histeria teimava em não cessar quando o grupo, agendado para nove concertos, é cercado entusiasticamente por uma comitiva de seguidores no Aeroporto Internacional de Narita, Japão, em 1980. No mesmo ano, Super Trouper é editado, cujo conteúdo denunciou a faceta actualizada da banda ao embarcar no advir dos sintetizadores na pop da época. Possibilitou o último n.º 1 do Reino Unido com o single da faixa-título. As últimas prestações dos ABBA (que contou ainda com o álbum The Visitors ) foram modestas, já com Ulvaeus casado pela segunda vez e Benny e Frida à beira de um colapso matrimonial. No entanto, Stig Anderson podia orgulhar-se da sua persistência (e milhões, vá) no seu 50.º aniversário em 1981, quando, olhava para trás e examinava o império ABBA até à data.
Um anúncio de uma separação oficial nunca foi feita, mas podia verificar-se que a alma do grupo estava a degradar-se diariamente e o próprio já se considerava dissolvido. A verdade é que os ABBA são das poucas bandas que, depois de uma primeira separação, nunca mais regressaram ao activo. A última vez que foram mediaticamente vistos foi na estreia internacional do filme Mamma Mia! , em Gotemburgo. A sua herança monumental reflecte-se, em primeiro lugar, na abertura à evidência internacional de outros actos musicais que não fossem  radicados nos E.U.A ou Reino Unido , e, depois, nos reconhecimentos e prémios (a eleição de "Waterloo" como melhor canção da Eurovisão é um dos muitos exemplos), nos tributos e versões de incalculáveis bandas pop (e não só!) e obras não exclusivamente musicais (como o musical do West End londrino, Mamma Mia! ), na estética implementada e nos revivalismos actualmente assistidos. Podem não ter uma estrela no passeio da fama, mas um museu dedicado religiosamente à sua obra e vida, com localização planeada em Estocolmo, emergiu como hipótese para 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.