sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bobby McFerrin...

Talvez à primeira o nome não diga nada. Mas se pensarem em "Don't worry, be happy" faz-se, com certeza, luz. Devo confessar que do Bobby McFerrin só conhecia mesmo a canção que o tornou conhecido do grande público. E, aliás, confesso até que não lhe ligava nenhuma. Para mim, era mais um one hit wonder com uma musiquita para vender no verão. No entanto, apanhei há pouco tempo no VH1 um documentário sobre a criação da canção, e que me deu a conhecer um pouco mais sobre o artista. Fascinante. Em "Don't worry, be happy" não é tocado um único instrumento. Todos os sons, mas todos, são feitos com a voz do próprio e depois sobrepostos. Depois, claro, padecendo eu de uma compulsiva curiosidade sobre as coisas que me interessam (acho que tenho uns neurónios esfomeado-selectivos que se alimentam só do que querem e não do que deviam...) fui pesquisar, ouvir e saber mais. O senhor tem um longuíssimo historial de jazz e clássica, tendo colaborações com o Chick Corea, com o Yo-Yo Ma e o Herbie Hancock, tendo lançado vários discos sob a etiqueta da Blue Note. Um deles, com a contribuição dos Manhattan Transfer, valeu-lhe um Grammy. Ora ouçam com atenção:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.