sábado, 2 de agosto de 2014

43 anos de uma obra prima dos "The Who"

O mês de Agosto de 2014 marca os 43 anos de um disco inesquecível na história do Rock n’ Roll: “Who’s Next”, dos The WhoO álbum foi lançado no dia 02 de agosto de 1971 e é considerado um dos melhores da banda. O líder do grupo, Pete Townshend, considera-o o melhor. O canal de TV VH1 classificou "Who’s Next" como o 13° “Melhor Álbum de Todos os Tempos”. E a revista Rolling Stone colocou-o em 28° na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos".
Os The Who nunca tinham alcançado o primeiro lugar nas tabelas com um disco. Mas "Who's Next" foi o primeiro, e curiosamente, foi fruto de uma crise: surgiu após o fracasso do projecto "Lifehouse", uma ópera rock que Pete Townshend pretendia organizar. Mas o projeto tornou-se inviável e isso provocou um enorme desentendimento entre Pete e o produtor dos The Who, Kit Lambert, levando o guitarrista à beira de um colapso nervoso, quase suicida. Assim, os The Who regressaram a estúdio com o produtor Glyn Johns em Inglaterra e começaram tudo do zero. Algumas músicas demo de Pete Townshend para Lifehouse também foram evoluídas e lançadas, transformando-se em grandes sucessos do rock. O álbum “Who’s Next” começa com a clássica “Baba O'Riley”, que é a junção dos nomes do guru de Townshend, Meher Baba, e do compositor Terry Riley, que mistura sintetizador e guitarra. Grande música!
O álbum surgiu numa época em que grandes avanços foram feitos em termos de engenharia de som, e pouco antes da introdução de sintetizadores musicais. O resultado foi um som espantoso para a época, e praticamente inédito no rock. 
A capa do disco traz uma fotografia da banda, acabando de urinar num imenso bloco de cimento; a foto seria uma referência ao monólito descoberto na Lua, no filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", lançado em 1968, pelo director Stanley Kubrick.
A atitude, assim como o título do disco, seriam uma recusa simbólica da banda de passar o resto da sua carreira a tocar "Tommy", o quarto álbum de estúdio dos The Who, de 1969. Não deixem de ouvir as músicas de "Who's Next"... Uma obra fantástica... Pura viagem do rock n' roll !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.