segunda-feira, 25 de abril de 2016

Músicas que marcaram o 25 de Abril de 1974

Músicas, senhas, sinais e cravos vermelhos - nascia há 42 anos a democracia em Portugal, e com ela a esperança que tudo pudesse mudar.
Quarenta e dois anos passados, ficam na memória dos mais velhos a mudança de regime, na dos mais novos aquilo que os nossos pais, avós e professores nos contaram.
Sabemos as dificuldades que passavam, e hoje sentimos na pele outras que nos fazem sentir outros sentimentos de revolta, e eventualmente pensar em outra revolução.
Para mim as melhores lembranças fazem-se com notas musicais, por isso deixo alguns vídeos com músicas que nos fazem viajar até uma das maiores e melhores criações do Homem: a música.
Nos 42 anos do 25 de Abril de 1974, recordamos aqui algumas das músicas mais importantes da Revolução dos Cravos que estabeleceu a democracia em Portugal. 

JOSÉ MÁRIO BRANCO - Engrenagem (1972)
Era 1972. Desterrado em Paris, José Mário Branco grava o seu segundo álbum: Margem de Certa Maneira. «Engrenagem» é uma das várias canções do disco com sabor amargo a exílio e ditadura. O que é interessante na canção é que a sua mensagem anti-rotina é expressa não só na letra mas também na própria ambiência repetitiva e desagradável da melodia e arranjos. Com este tipo de produção cuidada e inteligente, a música popular portuguesa entra num novo patamar.

(EM ACTUALIZAÇÃO)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.