Em meados da década de 80, duas bandas distinguiram-se ao
fazer pop comercial de qualidade: os ingleses Pet Shop Boys e os noruegueses
a-ha. Ambas conseguiram fugir ao cliché europop, alicerce de muitas bandas de
duvidosa qualidade, sustentado em grande parte pelo trio de produtores sueco
Stock, Aitken e Waterman. Esta autêntica máquina de produzir música de plástico
sabia o que fazia e a prova disso foi o início fulgurante da carreira de Kylie
Minogue. Mas outros nomes ficariam igualmente conhecidos do grande público,
como Rick Astley, Bananarama, Mel & Kim ou Dead or Alive. A sua música era
de tal forma standardizada que parecia que apenas mudavam os músicos,
mantendo-se sempre a mesma sonoridade.
Mas a prova de que a música pop pode ter qualidade e identidade, está nas duas
bandas que protagonizam este post: Pet Shop Boys e a-ha. Os primeiros, naturais
de Londres e formados pela dupla Neil Tennant e Christopher Lowe, seguiram uma
sonoridade virada para as pistas de dança, enquanto que os a-ha, oriundos de
Oslo e formados pelo trio Marten Harket, Pal Waaktaar e Magne Furuholmen,
assimilaram influências mais próximas da synth-pop e da new wave. Sem os Pet
Shop Boys jamais a pop dançável ganharia o respeito da crítica e sem os a-ha,
dificilmente outra banda exploraria tão bem o videoclip, como o fizeram os
Duran Duran na primeira metade da década de 80. A música pop tinha o futuro
assegurado por mais uns anos.
O ano de 1985 marca então a estreia dos Pet Shop Boys e dos A-ha. Desde a sua
fundação, em 81 e 82 respectivamente, teriam de esperar alguns anos até
alcançarem o sucesso que aconteceria logo com os singles de estreia, West
End Girls, que catapultou os Pet Shop Boys para a 1ª posição dos tops
britânico e norte-americano e Take on Me que apenas perderia o 1º
lugar do top britânico, ficando-se pela 2ª posição. Em matéria de álbuns, os
a-ha saíram-se melhor, já que Hunting High and Low chegou a
número 2 da tabela de vendas britânica, enquanto que Please dos
Pet Shop Boys teve de se contentar com o 3º lugar. A explicação do sucesso no
lado de lá do Atlântico deveu-se à sonoridade dance-pop de West End Girls,
facilmente assimilável pela juventude norte-americana. Já em relação aos
noruegueses, o êxito de Take on Me, justifica-se pelo excelente
vídeo popularizado pela MTV. Realizado segundo uma técnica de animação
denominada “ rotoscopia “, na qual cada quadro do vídeo filmado é
posteriormente desenhado à mão para dar o efeito de desenho animado, viria a
vencer seis categorias no MTV Vídeo Music Awards.
A carreira dos Pet Shop Boys foi muito regular nos anos seguintes, alcançando
mais três primeiros lugares no top britânico com os singles It´s a sin,
Always on my mind e Heart e uma primeira posição
com o álbum Very em 93. Outros temas ficariam igualmente na
memória de todos como Suburbia, What have o done to deserve
this? e Domino dancing. Nos anos 90 a chama apagou-se um
pouco, mas nem por isso deixaram de ser presença regular nos tops. Desde a
versão do tema dos U2 Where he streets have no name, passando por
Go West, outra versão, desta vez dos Village People, até Se
a vida é, sem esquecer os mais recentes New York City Boy
e Home and dry, penso que teremos Pet Shop Boys por mais uns bons
anos.
O mesmo não se poderá dizer em relação aos A-ha. Apesar do sucesso igualmente
constante ao longo da década de 80, com o single The sun always shine on
tv a alcançar o 1º lugar do top britânico e do sucesso de temas como Hunting
high and low, I`ve been losing you, Cry wolf
e The living daylights, este último a fazer parte da banda sonora
do filme 007 – Risco Imediato, os A-ha apenas alcançariam mais um Top10 em solo
britânico com o single Stay on these roads em 88. Ainda neste ano
e com alguma popularidade, não nos podemos esquecer de Touchy! e You
are the one. O
single Crying in the rain do álbum East of the Sun West of
the Moon de 90 foi, talvez, o último grande êxito dos A-ha. A
carreira do trio norueguês entrava agora numa fase menos mediática, à semelhança
de outras bandas dos anos 80, embora com bons álbuns. O principal factor que
terá contribuído para que a carreira dos Pet Shop Boys permanecesse mais activa
terá sido a menor erosão da sonoridade dance-pop ao passar dos tempos. Neste
aspecto os A-ha ficaram mais limitados e por isso menos adaptados, apesar da
qualidade dos seus trabalhos até aos dias de hoje. O facto de serem oriundos de
outro país, se bem que menos relevante, poderá ser outro factor a ter em conta.
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