sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pet Shop Boys e A-Ha frente a frente!


Em meados da década de 80, duas bandas distinguiram-se ao fazer pop comercial de qualidade: os ingleses Pet Shop Boys e os noruegueses a-ha. Ambas conseguiram fugir ao cliché europop, alicerce de muitas bandas de duvidosa qualidade, sustentado em grande parte pelo trio de produtores sueco Stock, Aitken e Waterman. Esta autêntica máquina de produzir música de plástico sabia o que fazia e a prova disso foi o início fulgurante da carreira de Kylie Minogue. Mas outros nomes ficariam igualmente conhecidos do grande público, como Rick Astley, Bananarama, Mel & Kim ou Dead or Alive. A sua música era de tal forma standardizada que parecia que apenas mudavam os músicos, mantendo-se sempre a mesma sonoridade.
Mas a prova de que a música pop pode ter qualidade e identidade, está nas duas bandas que protagonizam este post: Pet Shop Boys e a-ha. Os primeiros, naturais de Londres e formados pela dupla Neil Tennant e Christopher Lowe, seguiram uma sonoridade virada para as pistas de dança, enquanto que os a-ha, oriundos de Oslo e formados pelo trio Marten Harket, Pal Waaktaar e Magne Furuholmen, assimilaram influências mais próximas da synth-pop e da new wave. Sem os Pet Shop Boys jamais a pop dançável ganharia o respeito da crítica e sem os a-ha, dificilmente outra banda exploraria tão bem o videoclip, como o fizeram os Duran Duran na primeira metade da década de 80. A música pop tinha o futuro assegurado por mais uns anos.
O ano de 1985 marca então a estreia dos Pet Shop Boys e dos A-ha. Desde a sua fundação, em 81 e 82 respectivamente, teriam de esperar alguns anos até alcançarem o sucesso que aconteceria logo com os singles de estreia, West End Girls, que catapultou os Pet Shop Boys para a 1ª posição dos tops britânico e norte-americano e Take on Me que apenas perderia o 1º lugar do top britânico, ficando-se pela 2ª posição. Em matéria de álbuns, os a-ha saíram-se melhor, já que Hunting High and Low chegou a número 2 da tabela de vendas britânica, enquanto que Please dos Pet Shop Boys teve de se contentar com o 3º lugar. A explicação do sucesso no lado de lá do Atlântico deveu-se à sonoridade dance-pop de West End Girls, facilmente assimilável pela juventude norte-americana. Já em relação aos noruegueses, o êxito de Take on Me, justifica-se pelo excelente vídeo popularizado pela MTV. Realizado segundo uma técnica de animação denominada “ rotoscopia “, na qual cada quadro do vídeo filmado é posteriormente desenhado à mão para dar o efeito de desenho animado, viria a vencer seis categorias no MTV Vídeo Music Awards.
A carreira dos Pet Shop Boys foi muito regular nos anos seguintes, alcançando mais três primeiros lugares no top britânico com os singles It´s a sin, Always on my mind e Heart e uma primeira posição com o álbum Very em 93. Outros temas ficariam igualmente na memória de todos como Suburbia, What have o done to deserve this? e Domino dancing. Nos anos 90 a chama apagou-se um pouco, mas nem por isso deixaram de ser presença regular nos tops. Desde a versão do tema dos U2 Where he streets have no name, passando por Go West, outra versão, desta vez dos Village People, até Se a vida é, sem esquecer os mais recentes New York City Boy e Home and dry, penso que teremos Pet Shop Boys por mais uns bons anos.
O mesmo não se poderá dizer em relação aos A-ha. Apesar do sucesso igualmente constante ao longo da década de 80, com o single The sun always shine on tv a alcançar o 1º lugar do top britânico e do sucesso de temas como Hunting high and low, I`ve been losing you, Cry wolf e The living daylights, este último a fazer parte da banda sonora do filme 007 – Risco Imediato, os A-ha apenas alcançariam mais um Top10 em solo britânico com o single Stay on these roads em 88. Ainda neste ano e com alguma popularidade, não nos podemos esquecer de Touchy! e You are the one. O single Crying in the rain do álbum East of the Sun West of the Moon de 90 foi, talvez, o último grande êxito dos A-ha. A carreira do trio norueguês entrava agora numa fase menos mediática, à semelhança de outras bandas dos anos 80, embora com bons álbuns. O principal factor que terá contribuído para que a carreira dos Pet Shop Boys permanecesse mais activa terá sido a menor erosão da sonoridade dance-pop ao passar dos tempos. Neste aspecto os A-ha ficaram mais limitados e por isso menos adaptados, apesar da qualidade dos seus trabalhos até aos dias de hoje. O facto de serem oriundos de outro país, se bem que menos relevante, poderá ser outro factor a ter em conta.

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