Tudo começou, em 1984, com o single de sucesso "Runaway". Após a bem sucedida aventura "7800 Fahrenheit", a América consagra o pop-metal da banda com "Slippery When Wet", de 1986. Os seus nove milhões de cópias vendidas em território norte-americano eram mais do que o resultado prático da parceria iniciada com o compositor Desmond Child. Na realidade, o hino da classe trabalhadora "Living On A Prayer" e a desafiadora "You Give Love A Bad Name", ambas número um nos Tops americanos, representavam dois bons exemplos de sabedoria na composição musical. Mas, é a balada "Wanted Dead Or Alive" que arrebata o título de melhor canção do disco e da banda, com a comparação entre a vida na estrada e o velho oeste, enriquecida pelos arpeggios do guitarrista Richie Sambora. A fórmula vencedora repetir-se-ia em 1988, embora menos estridente, com "New Jersey", de que resultariam temas como "Bad Medicine", "Born To Be My Baby" ou "Lay Your Hands On Me". Paralelamente, começavam a surgir as primeiras críticas. O sucesso era atribuído ao sorriso aberto e às variações de penteado do vocalista Jon Bon Jovi ou aos coros cantados ad lib. Ainda assim, o agrupamento cimentava a sua posição em canções que apelavam ao romantismo ou ao afecto dos fãs pela banda, tal como "I´ll Be There For You". Os anos 90 seriam generosos para o conjunto. O seu quinto trabalho, "Keep The Faith", juntava sonoridades dançantes, na faixa-título, e músicas embebidas do estilo clássico Bon Jovi, produzindo o êxito "Bed Of Roses". Entretanto, os concertos multiplicavam-se e a noção de banda de estádio vincava-se cada vez mais aos olhos do público e da crítica. A chegada do novo milénio trouxe "Crush" e uma poderosa canção, "It´s My Life", alimentada por um videoclip engenhoso e condinzente com os novos tempos.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Bon Jovi - A Variação Melódica do Metal
No peculiar universo da música popular, os rótulos atribuídos a um cantor ou banda são inúmeros, por vezes injustos, mas funcionam como aferidor de uma etapa ou de um estilo iniciado ou desenvolvido por um artista. Nesse sentido, é justo dizer-se que os Bon Jovi inauguraram a era da suavidade comercial quando aplicada ao hard rock e ao metal.
Tudo começou, em 1984, com o single de sucesso "Runaway". Após a bem sucedida aventura "7800 Fahrenheit", a América consagra o pop-metal da banda com "Slippery When Wet", de 1986. Os seus nove milhões de cópias vendidas em território norte-americano eram mais do que o resultado prático da parceria iniciada com o compositor Desmond Child. Na realidade, o hino da classe trabalhadora "Living On A Prayer" e a desafiadora "You Give Love A Bad Name", ambas número um nos Tops americanos, representavam dois bons exemplos de sabedoria na composição musical. Mas, é a balada "Wanted Dead Or Alive" que arrebata o título de melhor canção do disco e da banda, com a comparação entre a vida na estrada e o velho oeste, enriquecida pelos arpeggios do guitarrista Richie Sambora. A fórmula vencedora repetir-se-ia em 1988, embora menos estridente, com "New Jersey", de que resultariam temas como "Bad Medicine", "Born To Be My Baby" ou "Lay Your Hands On Me". Paralelamente, começavam a surgir as primeiras críticas. O sucesso era atribuído ao sorriso aberto e às variações de penteado do vocalista Jon Bon Jovi ou aos coros cantados ad lib. Ainda assim, o agrupamento cimentava a sua posição em canções que apelavam ao romantismo ou ao afecto dos fãs pela banda, tal como "I´ll Be There For You". Os anos 90 seriam generosos para o conjunto. O seu quinto trabalho, "Keep The Faith", juntava sonoridades dançantes, na faixa-título, e músicas embebidas do estilo clássico Bon Jovi, produzindo o êxito "Bed Of Roses". Entretanto, os concertos multiplicavam-se e a noção de banda de estádio vincava-se cada vez mais aos olhos do público e da crítica. A chegada do novo milénio trouxe "Crush" e uma poderosa canção, "It´s My Life", alimentada por um videoclip engenhoso e condinzente com os novos tempos.
Tudo começou, em 1984, com o single de sucesso "Runaway". Após a bem sucedida aventura "7800 Fahrenheit", a América consagra o pop-metal da banda com "Slippery When Wet", de 1986. Os seus nove milhões de cópias vendidas em território norte-americano eram mais do que o resultado prático da parceria iniciada com o compositor Desmond Child. Na realidade, o hino da classe trabalhadora "Living On A Prayer" e a desafiadora "You Give Love A Bad Name", ambas número um nos Tops americanos, representavam dois bons exemplos de sabedoria na composição musical. Mas, é a balada "Wanted Dead Or Alive" que arrebata o título de melhor canção do disco e da banda, com a comparação entre a vida na estrada e o velho oeste, enriquecida pelos arpeggios do guitarrista Richie Sambora. A fórmula vencedora repetir-se-ia em 1988, embora menos estridente, com "New Jersey", de que resultariam temas como "Bad Medicine", "Born To Be My Baby" ou "Lay Your Hands On Me". Paralelamente, começavam a surgir as primeiras críticas. O sucesso era atribuído ao sorriso aberto e às variações de penteado do vocalista Jon Bon Jovi ou aos coros cantados ad lib. Ainda assim, o agrupamento cimentava a sua posição em canções que apelavam ao romantismo ou ao afecto dos fãs pela banda, tal como "I´ll Be There For You". Os anos 90 seriam generosos para o conjunto. O seu quinto trabalho, "Keep The Faith", juntava sonoridades dançantes, na faixa-título, e músicas embebidas do estilo clássico Bon Jovi, produzindo o êxito "Bed Of Roses". Entretanto, os concertos multiplicavam-se e a noção de banda de estádio vincava-se cada vez mais aos olhos do público e da crítica. A chegada do novo milénio trouxe "Crush" e uma poderosa canção, "It´s My Life", alimentada por um videoclip engenhoso e condinzente com os novos tempos.
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