segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Lynyrd Skynyrd - O Ceptro do Rock Sulista

A história do mais famoso representante do rock sulista começou num liceu de Jacksonville, na Florida. Pela mão de Ronnie Van Zant (vocalista), Allen Collins (guitarrista) e Gary Rossington (guitarrista), surgiu a primeira encarnação do projecto: My Backyard. Alguns meses depois, juntar-se-iam o baixista Leon Wilkeson e o teclista Billy Powell e a banda muda o nome para Lynyrd Skynyrd, inspirada num retrogrado professor de ginástica, Leonard Skinner. Com Bob Burns no comando da bateria, iniciam um périplo pelo sul dos Estados Unidos da América e num dos seus concertos despertam a atenção do produtor Al Kooper que lhes garante um contrato com a editora MCA. A edição de "Pronounced Leh-Nerd Skin-Erd", em 1973, traz consigo um sucesso retumbante: "Free Bird". O apelo radio friendly da canção e as honras de abertura na tourné de "Quadrophenia", dos The Who, no mesmo ano, alargariam a legião de fãs do conjunto.
Os progressos dos Lynyrd Skynyrd atingiriam o pináculo com o disco "Second Helping", elevado a uma categoria multi-platinada, graças a outro hino do rock sulista: "Sweet Home Alabama".  O lado mais simplista e experimental da sonoridade praticada pelo agrupamento começava a acompanhar os primeiros passos do hard rock , com uma base lírica mais chauvinista, não rejeitando a ostentação de bandeiras da confederação.
No final de 1974, Artimus Pyle substitui Bob Burns e a banda edita o bem sucedido "Nuthin´Fancy". O sucessor, "Gimme Back My Bullets", não atinge o patamar dos trabalhos anteriores e os bons resultados manifestavam-se no formato live, de que resultaria um duplo álbum, "One More from the Road". Nesta fase, em 1976, os Lynyrd Skynyrd eram a banda de eleição dos camionistas e rednecks norte-americanos.
O aprofundamento da fusão de blues, rock e country conheceria um novo episódio com o disco "Street Survivors", editado a 17 de Outubro de 1977. Três dias depois, a tragédia batia à porta da banda, sob a forma de um desastre de avião, que vitimaria Ronnie Van Zant, Steve Gaines e uma das raparigas do coro, Cassie Gaines.
Após o acidente, os Lynyrd Skynyrd separaram-se, mas voltariam à carga, com uma nova formação, tornando-se uma das atrações musicais, no início da década de 90. Para a história ficam dois clássicos:  "Free Bird" e "Sweet Home Alabama", um punhado de grandes canções: "Tuesday´s Gone", "That Smell" e "Gimme Back My Bullets", a famosa marca dos duelos múltiplos com guitarras e a certeza de erguer o troféu da melhor banda do rock sulista.
A escolha de vídeo contemplou uma canção imortal: "Sweet Home Alabama".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.